segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre o dia 29 de fevereiro e os anos bissextos


Porque é que de quatro em quatro anos o mês de fevereiro tem mais um dia?



Um ano bissexto, quando um dia extra é adicionado ao final de fevereiro a cada quatro anos, existe para equilibrar a disparidade entre o sistema solar e o calendário gregoriano.
A órbita completa da Terra à volta do Sol demora exatamente 365.2422 dias para completar, mas o calendário gregoriano considera 365 dias.
Por isso, são adicionados ao nosso dia a dia segundos extras –e anos bissextos – para manter os nosso relógios e calendários sincronizados com a Terra e as suas estações.
Por que em fevereiro?
Durante o reinado de Júlio Cesar o mês tinha 30 dias. Quando César Augusto chegou ao poder, quis que agosto (mês em sua homenagem), que tinha 29 dias, tivesse 31 dias, como julho (mês de Júlio Cesar). Para isso, roubou alguns dias de fevereiro para completar o número de dias de agosto e torná-lo tão grande quanto julho. Desde então fevereiro tem 28 dias e 29 em anos bissextos.
Como se prevê que um ano será bissexto?
De acordo com cálculos gregorianos, qualquer ano divisível por 100 e não por 400 não será considerado um ano bissexto. No entanto, os especialistas dizem que ainda há pequenas discrepâncias entre este método e o sistema gregoriano, que terá de ser revisto daqui a cerca de 10 mil anos.
Outras curiosidades:
Um bebê nascido no dia 29 de fevereiro é chamado de ‘bebê bissexto’. A probabilidade de nascer neste dia é de um em 1.461 - já que quatro anos têm 1.460 dias e o dia extra é o bissexto, completando 1.461.
Há uma tradição que sugere que as mulheres podem pedir os namorados em casamento neste dia. Esta crença remonta ao século V, quando Santa Brígida se queixou a São Patrício que as mulheres tinham de esperar por muito tempo para que os homens as pedissem em casamento. São Patrício, então, propôs o último dia de fevereiro para este fim.
A mulher deve usar shorts ou uma saia escarlate para fazer a pergunta, segundo a tradição.
Se o homem recusar deve dar 12 pares de luva à mulher, uma tradição que existe desde o império romano. Na Finlândia, os homens devem oferecer um tecido para uma saia.
O sapo é o símbolo associado ao dia 29 de fevereiro.
fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário