sexta-feira, 15 de agosto de 2014

11/08/2014 Aula com Rose - Estudo da Doutrina Espírita

O que é Espiritismo ?




O que é Apometria?




Não há diferenciação pois a Apometria é um recurso, são técnicas , é a parte científica do espiritismo .


O que penso, o que faço... por Robson Pinheiro 
Muita coisa se tem dito e feito por aí em nome da Apometria, uma técnica e instrumento de auxílio espiritual. Para mim, a Apometria é apenas um instrumento que não veio de forma alguma substituir a metodologia espírita, a desobsessão ou as práticas simples que o Espiritismo nos proporciona nas palavras claras e atuais de Allan Kardec.
A apometria ou outro qualquer instrumento de trabalho pode ser utilizado como auxiliar no tratamento terapêutico espiritual, nunca, para mim, como substituto. Acima de tudo, mantenho o compromisso com os ensinamentos de Allan Kardec, a codificação espírita e o evangelho com sua metodologia do amor incondicional. Apometria ou desdobramento induzido, como queiram alguns, é meio, e não o fim para o qual se destinam os nossos esforços na Casa Espírita na qual trabalhamos.
Respeitamos os comentários e métodos que presenciamos em diversas casas espíritas de todo o Brasil, mas não abrimos mão da simplicidade do método espírita: passes, água fluidificada, reforma moral, e acima de tudo, Evangelho. Estudamos a apometria sim, mas sempre vinculada ao compromisso com a Doutrina Espírita que está acima de tudo para nós da Casa de Everilda Batista.
Em nossos estudos estamos abertos a novas idéias, mas que essas idéias não desprestigiem, não substituam e nem desmereçam os esforços de muitos e muitos companheiros que em todo o mundo e principalmente no Brasil vêm trabalhando no anonimato de suas atividades espíritas; que se dedicam há décadas de comprometimento espiritual e sustentam suas atividades doutrinárias e sociais em conformidade com seu compromisso com a proposta de Kardec e Jesus.
Acho muito interessante as possibilidades que o estudo da apometria traz para o movimento espírita, no entanto, não participo de brigas, discussões infrutíferas e desrespeitosas e nem faço apologia à substituição da metodologia espírita.
Creio que precisamos mais de Kardec em nosso movimento; de estudar tudo sim, com espírito progressista, porém, sem perdermos a definição de espíritas, sem nos perdemos em meio aos sons estranhos, ao bailar das mãos, às luzes coloridas e muitas outras coisas que se faz por aí em nome da espiritualidade e do progresso.
Bom senso nunca é demais! Lembrando o iluminado Emmanuel através da abençoada psicografia de Chico Xavier, “espírita seja teu nome; espírita seja o nome do teu nome; espírita seja a tua instituição”, lembrando-nos do compromisso com a Doutrina, o método e a simplicidade trazidas por Allan Kardec em suas sábias definições. 

Espiritismo é uma doutrina de cárater científico, filosófico, de consequencias morais e religiosas, codificada por Allan Kardec nos meados do século XIX. Trata da natureza, da origeme da destinação dos Espíritos e da relação desses com o mundo corporal.
Como ciència prática, ele consiste nas relações que se pode estabelecer com os Espíritos, como filosofia, compreende todas as consequencias morais que decorrem dessas relações , e como religião, temos de entende-lo não como organização religiosa, mas no seu real sentido de religar a criatura ao Criador.

RELIGARE ( vem do latim "re-ligare", que significa "ligar com", “ligar novamente”, restabelecer novo laço , nova ligação entre o homem e Deus)


Doutrina essa que explica a forma as formas de comunicação entres os encarnados e desencarnados (mediunidade).

Parte Filosófica : Livros dos Espíritos - de onde viemos, para onde vamos , etc ... explica as questões que outros não conseguem explicar  ..

Começando pelo princípio de tudo :


O que é Deus ?
Deus é a inteligencia suprema, causa primeira de todas as coisas, é Onipresente , Infinito , está em tudo e em todos.



Onde está escrita a Lei de Deus ?
Na consciencia de cada um .



Revelar significa tirar o véu, mostrar, tomar conhecimento do que é secreto, mas todo conhecimento deve ser progressivo e ajustado à mente que se destina.
O conhecimento é dosado conforme nossa capacidade de entendimento e apresentado pela espiritualidade sempre de forma gradual. Por exemplo chico Xavier , em seus livros muitos assuntos foram censurados pela espiritualidade que colocou um filtro para verificar o que poderiam passar para os encarnados que fosse realmente compreendido.
Sabemos apenas o minimo para começar entender o todo, ainda nem compreendemos o universo , nem nós mesmos , nosso saber ainda é ínfimo .


As Revelações

PRIMEIRA REVELAÇÃO : MOISÉS

Através dessa revelação, Moisés nos traz a missao da Justiça.
Na lei mosaica, há duas partes distintas : a lei de Deus (dez mandamentos) e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés (olho por olho por exemplo roubou corta a mão , adulterou era apedrejada em praça pública , etc...) , apropriada aos costumes da época.
Por ser o povo hebreu indisciplinado e preconceituoso, Moisés precisou usar da força para combater os abusos e preconceitos adquiridos durante a escravidão do Egito. Só a ideia de um Deus terrível, temível, vingativo poderia impressionar criaturas ignorantes ainda.



SEGUNDA REVELAÇÃO :  JESUS


Jesus nos trouxe a revelação insuperável do Amor. Ele nao veio destruir a lei, isto [e, a lei de Deus, veio cumprí-la e desenvolvë-la, dar-lhe o verdadeiro sentido , nos desvendou a vida futura e nos revelou Deus-Pai, todo Amor e Misericórdia.

                    João capítulo 3, versículos de 1 a 12, :
             1. Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um notável entre os judeus. 2. à noite ele veio encontrar com Jesus e lhe disse: "Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele". 3. Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". 4. Disse-lhe Nicodemos: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Poderá entrar segunda vez no seio de sua mãe e nascer?" 5. Respondeu-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6. O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito é espírito. 7. Não te admires de eu te haver dito: deveis nascer de novo. 8. O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito" 9. Perguntou-lhe Nicodemos: "Como isso pode acontecer?" 10. Respondeu-lhe Jesus: "És mestre em Israel e ignoras essas coisas? 11. Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, porém não acolheis o nosso testemunho. 12. Se não credes quando vos falo das coisas da terra, como crereis quando vos falar das coisas do céu?" 

Seu Evangelho é o mais perfeito código de conduta moral que se conhece.

JESUS E O CONSOLADOR - "E eu rogarei ao Pai e ele lhes dará outro CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e com vocês estará.
Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês outros.
Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele os guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e lhes anunciará as coisas que hão de vir!" 
(João, 14, 15, 16)

Curiosidade 
O maior biografado de todos os tempos é , até hoje , o mestre Jesus .



TERCEIRA REVELAÇÃO :  O ESPIRITISMO 

 O Espiritismo é o ensinamento dos Espíritos e não de nenhum homem , codificado por Allan Kardec em 18/04/2857 .

Missão de Allan Kardec - "A missão dos reformadores está cheia de escolhos e de perigos e a tua é rude, disso te previno, porque é o mundo inteiro que se trata de agitar e de transformar." - Espírito Verdade (Obras Póstumas)

HIPPOLYTE LÉON-DENIZARD RIVAIL (ALLAN KARDEC) - Allan Kardec nasceu Hippolyte Léon-Denizard Rivail, em 03 de Outubro de 1804 em Lyon, França, no seio de uma antiga família de magistrados e advogados. Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdum, Suíça, tornou-se um de seus discípulos mais eminentes.
Foi membro de várias sociedades sábias, entre as quais a Academie Royale d'Arras. De 1835 à 1840, fundou em seu domicílio cursos gratuitos, onde ensinava química, física, anatomia comparada, astronomia, etc.
Dentre suas inúmeras obras de educação, podemos citar: "Plano proposto para a melhoria da instrução pública" (1828); "Curso prático e teórico de aritmética (Segundo o método de Pestalozzi)", para uso dos professores primários e mães de família (1829); "Gramática Francesa Clássica" (1831); "Programa de cursos usuais de química, física, astronomia, fisiologia"(LYCÉE POLYMATIQUE); "Ditado normal dos exames da Prefeitura e da Sorbonne", acompanhado de "Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas (1849).
Por volta de 1855, desde que duvidou das manifestações dos Espíritos, Allan Kardec entregou-se a observações perseverantes sobre esse fenômeno, e, se empenhou principalmente em deduzir-lhe as consequências filosóficas.
Nele entreviu, desde o início, o princípio de novas leis naturais; as que regem as relações do mundo visível e do mundo invisível; reconheceu na ação deste último uma das forças da Natureza, cujo conhecimento deveria lançar luz sobre uma multidão de problemas reputados insolúveis, e compreendeu-lhe a importância do ponto de vista religioso.
As suas principais obras espíritas são: "O Livro dos Espíritos", para a parte filosófica, e cuja primeira edição surgiu em 18 de Abril de 1857; "O Livro dos Médiuns", para a parte experimental e científica (Janeiro de 1861); "O Evangelho Segundo o Espiritismo", para a parte moral (Abril de 1864); "O Céu e o Inferno", ou "A Justiça de Deus segundo o Espiritismo" (Agosto de 1865); "A Gênese, os Milagres e as Predições (Janeiro de 1868); "A Revista Espírita", jornal de estudos psicológicos.
Allan Kardec fundou em Paris, a 1º de Abril de 1858, a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, sob o nome de "Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas".
Casado com Amélie Gabrielle Boudet, não teve filhos.
Trabalhador infatigável, desencarnou no dia 31 de março de 1869, em Paris, da maneira como sempre viveu: trabalhando. ("Obras Póstumas", Biografia de Allan Kardec, edição IDE)
Kardec 

Algumas Curiosidades :

-Allan Kardec se levantava às 4:30 horas da manhã, fizesse calor ou frio,
para poder dar conta dos seus muitos e variados trabalhos diários.

-A pátria do Espiritismo hoje é o Brasil pois possuiu o maior número de espíritas no mundo.

-O livreiro Maurício  Lachâtre, estabelecido em Barcelona, foi um grande propagandista do Espiritismo na Espanha e havia encomendado trezentos volumes de diversos títulos espíritas a Allan Kardec.
O material chegou à Espanha através de tramitação legal, com impostos e taxas devidamente pagos por Kardec e com a documentação correta. 
O destinatário pagou os direitos de entrada dos volumes, mas antes que os mesmos fossem entregues, uma relação dos títulos foi entregue ao bispo de Barcelona, pois, a liberação de livros e ou sua censura, competia à autoridade eclesiástica.  O bispo tomando conhecimento da natureza dos livros ordenou que fossem apreendidos e queimados em praça pública pela mão do carrasco.
Os livros deveriam em tal situação ser devolvidos ao remetente em seu país de origem -a França.    Contudo tal não aconteceu e o espetáculo- só assim pode-se classificar  tal ato de intolerância e intransigência- foi marcado para o dia 9 de outubro de 1861.  Naquela data, às 10:30 horas, os volumes foram queimados  como se fossem réus da inquisição. Alguns assistentes revoltados gritavam :"Abaixo a inquisição! ".
Contudo, essa atitude intransigente contribuiu enormemente para a propaganda da doutrina.




Decretada a maturidade espiritual da coletividade em evolução no planeta, novas luzes chegam ao campo terrestre marcando o advento da terceira revelação .
Se a primeira Revelação teve em Moisés  a sua  personalização , e a Segunda a tem no Cristo, a terceira -o Espiritismo- não tem um só elemento a personifícá-la, visto não ser o fruto do ensinamento de nenhum homem, mas sim dos Espíritos. 
Assim como o Mestre disse : "Não vim destruir a lei , porém cumprí-la, também o Espiritismo diz : "Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução."



O MARCO DO ESPIRITISMO

 HYDESVILLE, vilarejo situado próximo da cidade de Rochester, rio condado de Wayne, no Estado de Nova lorque, nos Estados Unidos, passou à História como o berço do Novo Espiritualismo, ou seja, o Espiritismo dos povos de língua inglesa.
        Numa tosca cabana residia uma família protestante composta de: 
  • John Fox
  • sua mulher Margareth 
  • e as filhas menores Margareth e Catherine (Kate Fox)
        Cabana na qual moraram, antes deles, os esposos Bell e sua criada Lucrécia Pelves.
        Nessa modesta residência se verificaram fatos estranhos, que alarmaram seus moradores e toda a vizinhança: ruídos, pancadas, batidas, punham todos em desassossego. Ninguém descobria sua origem.
        As filhas do casal Fox, Margareth e Kate e ainda a mais velha, Lia, casada, eram médiuns. Kate, de 11 anos, no dia 31 de março de 1848, quando aspancadas (em inglês chamadas “raps”) se tornaram mais persistentes e fortes, resolveu desafiar o mistério, travando-se um diálogo com o que todos julgavam fosse o diabo:
        —   “Senhor Pé-rachado, faça o que eu faço, batendo palmas”.
        Imediatamente se ouviram pancadas, em número igual ao das palmas. A sra. Margareth, animada, disse, por sua vez:
        —   “Agora faça exatamente como eu. Conte um, dois, três, quatro.”
        Logo se fizeram ouvir as pancadas correspondentes.
        —   “É um espírito?”, perguntou, em seguida. “Se for, dê duas batidas.”
        A resposta, afirmativa, não se fez esperar.
        —   “Se for um espírito assassinado, dá duas batidas. Foi assassinado nesta casa?”
        Duas pancadas estrepitosas se fizeram ouvir.
        Estabelecera-se assim, naquele memorável 31 de março de 1848, a telegrafia_espiritual e hoje, em Lily Dale, no Estado de Nova lorque, a tosca cabana é admirada como relíquia histórica e uma placa assinala a data considerada a do nascimento do Novo
Espiritualismo.
        Um vizinho dos Fox, de nome Duesler, usando o alfabeto para obter respostas mais rápidas, conseguiu saber: 
  • o nome do assassino (o sr. Bell), 
  • o móvel do crime (roubo do dinheiro e coisas do assassinado, um mascate, Charles B. Rosma ou Joseph Ryan), 
  • o local (o quarto leste da casa), 
  • a data (havia 5 anos, à meia noite de uma terça-feira) 
  • e o modo como se dera o crime (a golpes de faca de açougueiro, na garganta, sendo o corpo levado para a adega).
        Graças ao depoimento de Lucrécia Pelves, criada dos Bell, Davi Fox e outros desceram à adega, onde cavaram, encontrando tábuas, alcatrão, cal e cabelos humanos, bem como utensílios do mascate. Seu corpo, todavia, só apareceu em 1904 (56 anos depois), quando uma parede da casa ruiu, assustando crianças que brincavam perto e deixando a descoberto o esqueleto do morto, inclusive uma lata, de seu uso, hoje ainda guardada em Hydesville.
        Assim, os fatos vieram confirmar a estranha denúncia de um morto, que saía das trevas para relatar a ação criminosa de que fora vítima, há anos.
        Entretanto, é preciso considerar o episódio em suas verdadeiras finalidades, porque inúmeros crimes semelhantes se dão e nem por isso as vítimas os denunciam, de modo semelhante. Nem a finalidade da comunicação era a punição do culpado (que disso se encarregam, sempre, as leis divinas), porque à pergunta sobre se o assassino podia ser punido pela lei, se podia ser levado ao Tribunal, nenhuma resposta foi dada.
        É para unir a humanidade e convencer as mentes céticas da imortalidade_da_alma”, disseram os Espíritos; era de fato o início de um movimento de caráter quase universal, tendente a despertar a Humanidade para a vida espiritual, que seria revelada, pouco depois, pela Codificação da Doutrina_Espírita, tarefa gigantesca a ser realizada pelo grande missionário AIlan_Kardec.
        “Era como uma núvem psíquica, descendo do alto e se mostrando nas pessoas sucetíveis”, escreve A. Conan Doyle, em sua “História do Espiritismo”, porquanto os fatos insólitos (1), os “raps”, produzidos pelos espíritos batedores, se multiplicavam, despertando consciências através de mensagens apropriadas.




PENTATEUCO ESPÍRITA= OBRAS BÁSICAS DO ESPIRITISMO





DICA DE LEITURA :



ATÉ A PRÓXIMA AULA EM 25/08/2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário